Sobre o Concurso Público do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Situação: Edital publicado
-
Remuneração: até R$ 4.180,66 (E) + benefícios
-
Data de Inscrição: 05 a 30/03/2018
-
Data da Prova: 20/05/2018, das 8:30 às 12:30
-
Banca: instituto Federal Fluminense
-
Total de Vagas: 02 para ampla concorrência e 01 para PDC
-
Taxa de Inscrição: 120,00
-
Link para inscrição: https://concursos.iff.edu.br/
TEORIA EXTENSIVA ONLINE:
Curso online preparatório para o concurso público do Instituto Federal Fluminense IFF, para o(s) cargo(s) de Técnico em Assuntos Educacionais, de acordo com o último edital. Saiba como estudar e revisar matérias do seu edital. Neste pacote o concurseiro tem o conteúdo exigido pela banca apresentado pelos Super Professores de forma objetiva e compacta, otimizando tempo e conteúdo, pois não basta estudar é preciso saber como estudar para concurso público, objetivo este que exige metodologia própria.
O Concurso Público para Técnico em Assuntos Educacionais do IFFluminense transcorrerá sob a responsabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFluminense e conduzido pela Comissão Organizadora do Concurso do IFFluminense, designada por Portaria do Reitor.
ANEXO V CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (disponíveis no endereço: https://concursos.iff.edu.br/, a partir de 01/02/2018)
Os professores, especialistas em concurso público, apresentam os tópicos de cada matéria do seu edital, não necessariamente todos, mas com certeza conteúdo necessário para uma excelente preparação para gabaritar a prova. Além disso, orientam como estudar, dando dicas de procedimentos para otimizar o conhecimento.
Nosso curso preparatório para concurso público é completo e possibilita a aquisição do preparatório completo (teoria extensiva + revisaço online/treinamento total) ou ainda a aquisição em separado dos pacotes extensivo ou de revisão. Outra possibilidade para nossos alunos é a aquisição em separado das disciplinas avulsas, caso queira apenas complementar seu material com alguma matéria específica.
Neste preparatório você terá:
-
Orientação coaching, em vídeo, para otimização de seus estudos com a Super Coach Claudete Pessôa;
-
Aproximadamente 180 vídeos, num total aproximado de 90 horas de aulas, com 10 visualizações por cada vídeo no ambiente online (área do aluno), com acesso 24 horas por dia.
-
Acesso ao curso por 150 dias, a contar da liberação, salvo se o módulo (matéria) ainda não esteja concluído, caso em que a contagem somente será acionada após a finalização da gravação pelo professor.
-
Material em PDF para o acompanhamento das aulas.
-
Conteúdos com base no último Edital, sendo abordados os tópicos importantes para o seu concurso (não necessariamente todos) conforme avaliação dos professores. Ocorrendo a publicação de novo edital, a Direção Pedagógica concederá a atualização dos módulos já incluídos neste pacote, entretanto, matérias não previstas serão, a princípio, ofertadas em módulo complementar aos alunos que estão com os seus pacotes ativos.
Clique aqui para baixar, gratuitamente, as legislações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO –
CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO “C” E “D”, exceto para o cargo de Revisor de Texto Braille (Língua Portuguesa, Matemática, Legislação, Informática)
LÍNGUA PORTUGUESA (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)
a. Interpretação de textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos constitutivos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais.
b. Figuras de linguagem; funções da linguagem; variação linguística e níveis de linguagem.
c. Análise morfossintática. Semântica. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras, conotação e denotação, ambiguidade.
d. Pontuação; sintaxe de concordância, de regência e de colocação; emprego do sinal indicativo de crase; Reescrita de frases.
e. Paralelismo sintático e semântico.
f. Acentuação gráfica; Reforma ortográfica.
LEGISLAÇÃO (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)
CONSTITUCIONAL – André Garcia
a. Direito Constitucional: Da Administração Pública (Art. 37 a 43); Da educação, da cultura e do desporto (Art. 205 a 217); Da ciência, tecnologia e inovação (Art. 218 a 219-B).
NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES – Claudete Pessôa
b. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações - Do provimento, da vacância, da remoção e da redistribuição e da substituição (Art. 5º a 39). Dos direitos e vantagens (Art. 40 a 99). Do regime disciplinar (Art. 116 a 142). Do processo administrativo disciplinar (Art. 143 a 182). GRAVADO
c. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto 1.171, de 22 de junho de1994 e suas atualizações. GRAVADO
d. Lei 8.027, de 12 de abril de 1990: Normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas: e suas atualizações.
e. Decreto 6.029, de 1º de fevereiro de 2007 e suas atualizações: Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. GRAVADO
ACESSIBILIDADE – André Garcia
g. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000: Estabelece Normas Gerais e Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida.
h. Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004: Regulamenta as Leis 10.048, de 8 de novembro de 2000 e 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
i. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL – Claudete Pessôa
j. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
k. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o Exercício das Funções de Regulação, Supervisão e Avaliação das Instituições de Educação Superior e dos Cursos Superiores de Graduação e de Pós-graduação no Sistema Federal de Ensino.
l. Portaria Normativa MEC 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC.
m. Lei 11.892, de 28 de dezembro de 2008: Criação da Rede Federal de Educação Profissional e dos Institutos Federais. GRAVADO
n. Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. GRAVADO
ECA – Claudete Pessôa
f. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e da Adolescência. GRAVADO
INFORMÁTICA (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)
a. A História da Computação Evolução do computador. Evolução da Comunicação.
b. Sistemas de Numeração Sistema Decimal. Sistema Binário. Transformação entre Sistemas de Numeração. Bit, Bytes e Sistemas de Medidas.
c. O Computador Principais componentes de um PC. Hardware e Software. Dispositivos de entrada e saída. Dispositivos de processamento: a unidade central. Dispositivos de armazenamento.
d. Sistema Operacional MS Windows 7 e 10. Linux.
e. Aplicativos Editor de Textos: MS-Word 2010 e LibreOffice Writer 5.3 Planilha Eletrônica: MS-Excel 2010 e LibreOffice Calc 5.3 Apresentação de Slides: MS-PowerPoint 2010 e LibreOffice Impress 5.3 E-mail: Webmail e Clientes de E-mail: MS-Outlook 2010.
f. Segurança da Informação Softwares de Proteção. Antivírus. Firewall. Backup. Criptografia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Márcia Gil
a. Legislação e Políticas Educacionais no Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Educação Profissional. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Educação a Distância como Modalidade Educacional. Educação Ambiental. Educação Especial. Ações Afirmativas. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
b. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
c. A Educação Politécnica no Brasil.
d. Didática - Referenciais teórico-metodológicos e didáticos que subsidiam a formação e a ação docente no ensino médio, na educação profissional e no ensino superior. Planejamento, Planos de Ensino e Plano de Aula. Tendências Pedagógicas e a Organização Escolar.
e. Projeto Político Pedagógico - Elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação. Planejamento Participativo.
f. Projeto Pedagógico Institucional (PPI)
g. Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
h. Currículo Escolar - concepções de currículo e a organização do currículo escolar. Interdisciplinaridade.
i. Escola Democrática - Educação numa perspectiva emancipatória.
j. A Avaliação da Aprendizagem Escolar - teoria e prática de acompanhamento, intervenção e avaliação individual e de grupo desenvolvimento de estratégias de trabalhos em equipe interdisciplinar e multidisciplinar; análise, diagnóstico e encaminhamento das necessidades educativas dos sujeitos e do processo de ensino e aprendizagem. k. Educação Inclusiva - democratização do acesso e garantia da permanência escolar.
l. Diversidade e Inclusão - Relações de Gênero e Étnico Racial.
m. Tecnologias de Comunicação e Informação - modalidade a distância e presencial.
n. A Psicologia da Educação e sua Contribuição para a Prática de Sala de Aula. o. Relação Família – Escola – Comunidade